Introdução – Sobrames

 

“A virtude também é uma arte. Eis porque ela tem duas espécies de discípulos: os que a praticam e os que a admiram”Marie von Ebner-Eschenbach (1830-1916), escritora austríaca.

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional do Estado de São Paulo (Sobrames – SP) foi fundada em 16 de setembro de 1988. O Bandeirante, seu órgão oficial informativo-literário, teve sua origem em novembro de 1992, apenas dois meses depois do início de nossa primeira gestão à frente da entidade (1992-1994). Nesses 16 anos muitas mudanças positivas ocorreram em seu layout, conteúdo e divulgação – haja vista os inúmeros encômios recebidos de leitores de todo o País –, o que o tem tornado cada vez melhor e impactante, servindo não somente para registrar a história da entidade, como também difundi-la e bem representá-la.Dentre as alterações surgidas, deve ser citado que o presidente tem, há vários anos, merecidamente, um espaço reservado para seus editoriais.

A fim de que o leitor situe esta obra no contexto em que ela foi desenvolvida dentro da entidade, faz-se mister salientar que ações completamente indevidas e alheias à vontade da diretoria que vigia o mandato anterior (2005-2006) tiveram desdobramentos contundentes e dolorosos, fazendo com que o ano de 2005 fosse catastrófico na vida administrativa da Sobrames de São Paulo.Dentre os desdobramentos nefastos, salienta-se o pedido de demissão simultâneo da presidente e do primeiro tesoureiro, em outubro daquele ano. Contudo, o rescaldo dessa crise se prolongou até o ano seguinte.

Desde meados do primeiro semestre de 2006, quando fomos instados pelo presidente em exercício, Flerts Nebó – dileto amigo e grande trabalhador pela causa da Sobrames paulista –, a organizar uma chapa para concorrer à sua sucessão, começamos a renovar um crescente ardor pela causa da entidade, tal qual experimentamos em tempos heróicos por ocasião de sua fundação.

Tínhamos em mente que, dentre as várias metas a serem cumpridas nas multifárias frentes de trabalho que a Sobrames – SP vinha desenvolvendo ao largo de sucessivas gestões, estava a confecção dos editoriais presidenciais.

Para tal e com muita aplicação e persistência nos preparamos, procurando dar a eles, na medida do possível, conteúdo, informações, colorido, leveza e diversidade.

Assim, a obstinação por esses propósitos fez com que alguns dos textos demandassem diversas horas; outros, dias e outros, até meses de pesquisas e arranjos para que tivessem a forma final. Em todos, indistintamente, fizemos o melhor possível à causa da entidade.Não foi à toa que o slogan escolhido para encabeçar nossa gestão tenha sido “Amor à Sobrames – SP”.

Já, nos primeiros meses de gestão, ocorreu-nos a ideia – naquele momento apenas embrionária e guardada solitariamente em segredo, ao crivo do tempo –, de que todo o ingente trabalho inserido naqueles textos que, de certa forma, também estavam dando feição àquele período administrativo específico, não mereceria ficar disperso, mas sim, enfeixá-lo um só volume, a fim de facilitar uma possível pesquisa ulterior concernente àquela época.E este livro que ora vem a lume nada mais é do que a concretização daquela ideia. Engloba os editoriais presidenciais da Sobrames – SP do biênio 2007-2008, em temas bem diversificados e apresentados como crônicas, ensaios e discursos.

Em 2006, excepcionalmente, e por consequência do saldo da crise de 2005, fez com que o espaço editorial do presidente em O Bandeirante fosse ocupado alternadamente por diversos membros da entidade, a convite de seus denodados editores, Marcos Gimenes Salun e Flerts Nebó, este, como já mencionado, também presidente em exercício.

Assim, também a convite daquela diretoria e, particularmente, de seus editores, começamos a redigir nossos editoriais já na condição de presidente eleito desde outubro de 2006.Imbuídos de registrar a história, este volume contém 26 editoriais presidenciais da gestão 2007-2008 publicados mês a mês. Um deles, devido à sua longa extensão e importância histórica, foi publicado originariamente em duas partes.

Os textos receberam ilustrações em sua maior parte, entretanto as que aqui se encontram nem sempre correspondem à quantidade ou às mesmas originalmente publicadas.

Oxalá possa este livro contribuir, ainda que de forma modesta, à causa da querida Sobrames do Estado de São Paulo!

————————————————————————————————————————————————

Helio Begliomini[*]

[*] Presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores do Estado de São Paulo (Sobrames – SP) nos biênios 1992-1994; 2007-2008 e reeleito para o biênio 2009-2010.

Obrigado!

Um site WordPress.com.

Acima ↑